16 melhores jogos de Tomb Raider já lançados na história

O TechTudo separou uma lista com os melhores jogos de Tomb Raider nas mais diferentes plataformas para relembrar. Vale ressaltar que, em abril de 2024, Lara Croft foi eleita a “Personagem de Video Game Mais Icônica de Todos os Tempos” em pesquisa da academia britânica de filmes BAFTA, superando Mario, da Nintendo, Agente 47, de Hitman, Sonic The Hedgehog e Sackboy, de LittleBigPlanet, em ordem.

Apesar da gameplay diferente dos outros títulos da franquia, o jogo contava com todos os elementos que se esperava de Tomb Raider, como ação, armadilhas, quebra-cabeças e mais, porém, com foco no cooperativo. O jogo teve ainda uma sequência: Lara Croft and the Temple of Osiris, com multiplayer para 4 pessoas.

Baseado no jogo mobile Archero, Tomb Raider Reloaded é um game de ação em arenas nas quais o jogador precisa lutar contra inimigos e escapar de armadilhas para sobreviver e seguir em frente. A gameplay é bastante semelhante a outro jogo inspirado em Archero, Mighty Doom: nela, o jogador apenas precisa mover a personagem e, sempre que ela ficar parada, irá atacar automaticamente o alvo mais próximo, sendo uma opção perfeita para jogar com apenas uma das mãos no smartphone.

Um dos mais aclamados games da franquia, Tomb Raider II ficou conhecido por expandir tudo que jogadores gostaram do primeiro título da série e introduzir ainda mais ação, história e tiroteios contra inimigos humanos à franquia. As aventuras de Lara Croft em Tomb Raider II a levam por todo o mundo em locais como a Grande Muralha da China, os canais de Veneza, áreas congeladas no Tibet, em busca da Adaga de Xian, um artefato com poderes sobrenaturais.

O game não traz um mundo aberto, mas permite exploração em grande áreas que abrem-se cada vez mais conforme Lara obtém novas habilidades. Alguns pontos da gameplay clássica estão de volta, como saltos e escaladas, mas com uma nova roupagem, enquanto a caçada por animais selvagens ganhou mais destaque. O combate contra inimigos humanos também se aproximou mais da série Uncharted com tiroteios, mas com oportunidades de abates furtivos com arco e flecha.

Uma novidade neste capítulo é a possibilidade de fabricar itens (Craft) com base em recursos obtidos em outros locais do game, desde bombas até coquetéis molotov, bastante semelhante ao sistema de The Last of Us. Jogadores podem melhorar suas habilidades em diferentes categorias como Lutador, Caçador e Sobrevivente que oferecem diferentes tipos de estilo de jogar voltados para o combate do game, caça de animais selvagens ou melhorias para seu Instinto de Sobrevivência. Neste game também é possível ver o crescimento da personagem, que começa a se tornar a lendária exploradora dos outros jogos.

O primeiro game da série Tomb Raider pode não ser aquele com maior polimento, mas é sem dúvida o responsável pela existência de toda a franquia e detentor de um charme único. Lançado em 1996 para PSOne, Sega Saturn e PC, Tomb Raider apresentou jogadores à destemida heroína Lara Croft em meio a um mercado de videogames dominado por personagens masculinos. A personagem e a temática de arqueologia em seus jogos pareciam bastante inspirados por clássicos do cinema como a franquia de filmes Indiana Jones. Já sua gameplay exigia precisão e planejamento em saltos para evitar armadilhas ou quedas mortais, como uma espécie de atualização 3D do icônico Prince of Persia, de 1989.

Com informações de BAFTA, Tomb Raider, Steam (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13), Google Play Store (1 e 2), App Store (1 e 2), Absolute PlayStation, Games Radar, IGN (1, 2, 3 e 4), Eurogamer, Pocket Gamer, PlayStation Blog

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas