Sucessos como Grey’s Anatomy (2005), Sob Pressão (2017), The Good Doctor (2017) e Uma Chance de Vida (2013) estão entre as séries mais bem avaliadas do gênero; veja lista completa As melhores séries de médicos podem ser difíceis de definir, visto que, desde o começo dos anos 2000, esse se tornou um gênero próspero para as séries de TV. Atualmente, essas produções estão distribuídas em streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Max, Globoplay e Claro TV+. Exemplos desse tipo de obra aclamada pela crítica são The Knick (2014) e House, M.D. (2004). Outros seriados como Médicos em Colapso (2024) e Scrubs (2001) conseguem explorar o ambiente hospitalar em títulos de dorama e sitcom, respectivamente.
Pensando em trazer mais do que Grey’s Anatomy, o TechTudo reuniu as melhores séries de médico para assistir. A lista contém produções bem avaliadas pela crítica especializada em agregadores como IMDb e Rotten Tomatoes. Confira, a seguir, informações sobre enredo, elenco e repercussão de cada título.
🎬 Conheça 10 doramas de médico que você deveria dar uma chance
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Médicos em Colapso é um dorama de nédicos da Netflix que aborda drama e discussões sobre saúde mental
Divulgação/IMDB
📝Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Confira as 15 melhores séries de médico segundo a crítica da lista elaborada pelo TechTudo:
Grey’s Anatomy (2005 – )
House, M.D. (2004 – 2012)
ER: Plantão Médico (1994 – 2009)
The Good Doctor (2017 – 2024)
Médicos em Colapso (2024)
Saving Hope (2012 – 2019)
O Residente (2019 – 2023)
Uma Chance de Vida (2013)
Estética (2003 – 2010)
The Knich (2014 – 2015)
Sob Pressão ( 2017 -)
Bônus: Hospital New Amsterdam (2018 – 2023)
Bônus: Nurse Jackie (2009 – 2015)
Bônus: M*A*S*H (1972 – 1983)
Bônus: Scrubs (2001 – 2010)
1. Grey’s Anatomy (2005 – )
Nessa trama, acompanhamos um grupo de médicos samadurecendo profissionalmente e pessoalmente, com relações que se interligam graças ao apoio e amizade que surgem. Tudo começa com a história de Meredith Grey (Ellen Pompeo), que acaba de entrar no programa de residência. Na equipe, ela encontra o apoio e suporte que precisará para se manter firme durante os próximos anos.
Grey’s Anatomy, disponível no Disney+, se tornou uma das mais reconhecidas séries a abordar o tenso ambiente hospitalar, com impressionantes 21 temporadas ainda em continuidade. Alguns dos personagens centrais são vividos por Ellen Pompeo (Dias Incríveis), Chandra Wilson (Lone Star – A Estrela Solitária) e Patrick Dempsey (O Melhor Amigo da Noiva). A produção tem quatro premiações no Emmy e foi avaliada com 84% de aprovação no Rotten Tomatoes. No IMDb, uma nota 7,6 lhe foi agregada.
Dr. Meredith Grey (Ellen Pompeo) e Dr. Jo Wilson (Camilla Luddington) em Grey’s Anatomy
Reprodução/IMDb
2. House, M.D. (2004 – 2012)
Doutor House é famoso por sua genialidade em formular diagnósticos, e também por seu ceticismo e antipatia com pacientes. O especialista em infectologia e nefrologia seleciona quem considera apto, de acordo com seus próprios critérios, para fazer parte de sua equipe renomada. Juntos, eles se propõem a resolver os mais intrigantes, complexos e insolúveis casos utilizando tudo que a ciência tem a oferecer.
Hugh Laurie (O Voo da Fênix) é o rosto por trás do personagem anti social, House, e contracena com Omar Epps (Além dos Limites) e Robert Sean Leonard (Sociedade dos Poetas Mortos). A série conseguiu uma aprovação geral de 90% no tomatômetro e 8.5 no IMDb. A obra está disponível para assinantes da Netflix, Max e Amazon Prime Video.
O genial doutor Gregory House é interpretado por Hugh Laurie
Reprodução/IMDb
3. ER: Plantão Médico (1994 – 2009)
Aqui, conhecemos o cotidiano conturbado por emoções pessoais e dilemas profissionais dos médicos e enfermeiros de um fictício hospital público de Chicago. Na trama, acompanhamos, sob a perspectiva desses doutores, os desafios de gerir e atender em um hospital onde pessoas se acumulam em filas de atendimento. Tudo começa quando conhecemos Greene, Ross, Lewis e outros médicos da equipe que se prepara para mais um dia no pronto-socorro.
Além do astro de cinema George Clooney (Conduta de Risco) o elenco também é composto por Anthony Edwards (Top Gun: Ases Indomáveis), Julian Margulies (Navio Fantasma) e Sherry Stringfield (O Padrasto). A série criada por Michael Crichton (Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros) teve 15 temporadas e foi campeã de 23 prêmios Emmy ao total, que se somam a inúmeras outras premiações. ER está avaliada com 7,9 no IMDb e recebeu 83% de aprovação dos críticos do RT, com direito a selo “fresh”. Está disponível na Max (antiga HBO Max). .
ER – Plantão Médico já custou U$13 milhões por episódio, no auge da série
Reprodução/IMDb
4. The Good Doctor (2017 – 2024)
The Good Doctor ficou conhecida por pautar uma causa importante em um cenário não convencional, abordando a história do jovem doutor Shaun Murphy (Freddie Highmore), um homem com autismo que acaba de começar a carreira em um hospital famoso. A série retrata todas as dificuldades enfrentadas por médicos neurotípicos, bem como os desafios pessoais do protagonista no ambiente de trabalho e em suas interações sociais dentro e fora do hospital.
As sete temporadas de The Good Doctor são parte do catálogo do Globoplay, e acumulam no IMDb nota 8,0. A produção finalizada este ano tem no elenco Freddie Highmore (As Crônicas de Spiderwick), além de Richard Schiff (O Homem de Aço) e Hill Harper (Sociedade Secreta). No RT, 63% de aprovação foi concedido pelos críticos.
Em The Good Doctor acompanhamos a adaptação de um jovem com autismo à rotina de um hospital e com as pessoas a sua volta
Reprodução/Globoplay
5. Médicos em Colapso (2024)
Em Médicos em colapso, conhecemos Jung-woo (Park Hyung-sik) e Ha-neul (Park Shin-hye), estudantes de medicina rivais que se especializam em diferentes áreas. Separados e reunidos pelo destino, os dois agora enfrentarão problemas pessoais e serão obrigados a procurar apoio um no outro enquanto também vivenciam o ambiente hospitalar. Conforme o tempo passa, a inimizade dá lugar ao laço do suporte recíproco, que logo se transforma em algo mais.
O romance é uma das produções sul-coreanas originais da Netflix, e possui apenas 16 episódios. Além de Park Hyung-sik (Bae-sim-won) e Park Shin-hye (Pinóquio), a série também conta com as atuações de Yoon Park (Swallow) e Kong Seong-Ha (Através da Escuridão). O dorama lançado este ano foi avaliado no agregador IMDb com nota 7,5 e por enquanto, segue invicto no RT com 100% de aprovação da crítica. Na principal plataforma de avaliação de séries asiáticas, My Drama List, sua pontuação atingiu 8.3.
Médicos em Colapso é protagonizado por Park Hyung-sik e Park Shin-Hye e conta a história de dois médicos que eram rivais, mas que acabam formando um vínculo
Divulgação/ jTBC
6. Saving Hope (2012 – 2019)
Em Saving Hope, a dura realidade de hospitais dá lugar a um cenário e enredo mais fictício e sobrenatural. Na trama, conhecemos o casal de médicos Alex (Erica Durance) e Charlie (Michael Shanks), que acaba de entrar em coma. Como médica, a moça busca, ao lado de outro cirurgião, meios de manter seu noivo vivo e de trazê-lo de volta. O sobrenatural entra quando percebemos que o rapaz não sai de cena. No lugar de seu corpo, temos seu espírito caminhando com outras almas já sem um lugar para onde voltar, todas presas no hospital.
Erica Durance (Smallville: As Aventuras do Superboy), Michael Shanks (Stargate SG-1) e Benjamin Ayres (JPod) são as estrelas principais de Saving Hope. A série, disponível na Claro TV+, foi cancelada depois de sua quinta temporada, mesmo tendo alcançado nota 7,4 no agregador IMDb. O cenário, no entanto, não é completamente positivo para a produção, que acumula no RT 43% de aprovação.
Saving Hope é uma série que explora o lado sobrenatural de um hospital enquanto a acompanha a luta de uma médica para salvar seu noivo do coma
Divulgação/Rotten Tomatoes
7. O Residente (2019 – 2023)
Devon Pravesh (Manish Dayal) é um médico jovem e recém-formado cheio de esperanças e expectativas para seu primeiro dia no hospital. No entanto, por mais idealista que seja, a empolgação do jovem logo é abalada pela difícil realidade de ser médico. O jovem trabalha ainda sob a supervisão de um residente sênior, amargurado e extremamente impactado negativamente pelo ambiente hospitalar. Nesse contexto, o líder faz questão de aumentar a carga emocional dos desafios que esperam o novato.
A série de uma temporada está diponível no Disney+. Apesar de ter sido bem recebida pelo público, acumulando nota 7,8 no IMDb, O Residente foi cancelada e se manteve apenas em seus 14 episódios protagonizados por Matt Czuzhry (The Good Wife), Manish Dayal (O Último Vice-Rei) e Bruce Greenwood (Star Trek). Entre os críticos, a produção ficou na média com 59% de aprovação.
O Residente possui avaliações médias nos sites de repercussão
Reprodução/IMDb
8. Uma Chance de Vida (2013)
Mais um dorama performa bem entre os seriados médicos – desta vez, também abordando diversidade ao nos apresentar Park Shi On (Joo Won), diagnosticado com autismo e capacidades geniais. Ele se aventura na carreira da medicina provando ser um profissional mais do que qualificado entre seus amigos, mas o impaciente cirurgião Kim Do Han (Joo Sang-uk) não fará questão de tornar seus desafios mais leves. A trama inspirou uma versão norte americana, The Good Doctor, que também citamos nessa lista.
O k-drama teve 20 episódios e está disponível integralmente na Netflix. No elenco, encontramos as estrelas Joo Won (Gakstial), Moon Chae-won (A Guerra das Flechas), Joo Sang-uk (Giant) e Kim Min-seo (Escândalo em Sungkyunkwan). Uma Chance de Vida é do mesmo criador do original da Netflix Vincenzo (2024), Park Jae-beom, e foi recebida no IMDb com nota 7,9. Já no My Drama List, performou 8.3.
Uma Chance de Vida baseia a série estadunidense The Good Doctor
Reprodução/IMDb
9. Estética (2003 – 2010)
Dois cirurgiões renomados são amigos e sócios de uma clínica que mudou o mercado da estética em Miami. Sean (Dylan Walsh) é um homem familiar que construiu seu patrimônio para sua família, já Christian (Julian McMahon) é um solteiro indomável que vive para seus luxos. Ambos com vidas consideradas perfeitas, porém com tantos problemas pessoais quanto seus pacientes. Agora, caberá aos dois encontrar respostas para seus dramas internos enquanto gerem sua clínica em Hollywood.
Essa é uma série do renomado diretor Ryan Murphy (Glee), que além de indicada em diversas categorias ao longo de suas seis temporadas, foi vencedora do Prêmio Emmy de Melhor Maquiagem em 2004. O sucesso estrelado por Dylan Walsh (O Padrasto) e Julian McMahon (Quarteto Fantástico) recebeu um 7,7 do público no IMDb e 74% de aprovação no RT. A produção está disponível no Amazon Prime Video.
Em Nip/Tuck acompanhamos dois cirurgiões plásticos renomados em conflito com suas vidas pessoais
Divulgação/Rotten Tomatoes
10.The Knick (2014 – 2015)
Uma abordagem diferente das convencionais séries de medicina te espera em The Knick. A produção se passa em 1900, onde dramas hospitalares são mais complexos devido a inexistência de tratamentos e equipamentos modernos e das barreiras sociais da época. Na trama, além de conhecer a rotina e as estratégias para contornar situações difíceis dos médicos, o espectador se depara com as complicações de ser doutor em um contexto racista e machista.
A série é estrelada por Clive Owen (Filhos da Esperança), André Holland (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Jeremy Bobb (Boneca Russa) e Juliet Rylance (A Entidade). A obra foi um sucesso de crítica, visto que acumula 92% de aprovação geral e garantiu selos “fresh” para suas duas temporadas. Além disso, conta com 8.5. Você pode conferir The Knick no streaming da Max.
The Knick está disponível no Max
Reprodução/IMDb
11. Sob Pressão ( 2017 -)
Sob Pressão é uma série brasileira que foi transmitida pela TV Globo e se propõe a mostrar a implacável realidade dos médicos em um precário hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro. Nesse cenário, acompanhamos Evandro e Carolina, dois doutores que mesmo diferentes encontraram um no outro a força e suporte que precisam para resistirem a mais um dia.
Estrelando Júlio Andrade (Gonzaga: De Pai pra Filho), Marjorie Estiano (Páginas da Vida) e Bruno Garcia (O Auto da Compadecida), Sob Pressão é uma criação de Luiz Noronha (Galera FC). A obra conta com cinco temporadas, incluindo uma especial que se passa no contexto da Pandemia de Covid-19. Apesar do sucesso da produção, que está integralmente disponível no Globoplay, ela recebeu avaliações apenas no IMDb, onde performou com excelência ganhando nota 8,6.
Júlio Andrade e Marjorie Estiano em cena em Sob Pressão
Reprodução/IMDb
12. Bônus: Hospital New Amsterdam (2018 – 2023)
Muitas turbulências e reviravoltas recheiam a trama que se passa no Hospital New Amsterdam, onde conhecemos o mais novo diretor, Dr. Max Goodwin (Ryan Eggold). Mesmo com todo o seu charme e carisma, o médico terá grandes dificuldades em colocar o antes renomado hospital de volta nos trilhos da glória. O bom humor do médico é ainda constantemente abalado por ter que lidar com o inevitável: seu próprio diagnóstico e sua família.
Além do protagonista Ryan Eggold (Infiltrado na Klan), também fazem parte do elenco Janet Montgomery (Cisne Negro) , Jocko Sims (How to Die Alone) e Tyler Labine (Tucker e Dale Contra o Mal (2010). Apesar de estar indisponível em streamings no momento, a série possui cinco temporadas que valem a pena manter na lista, dada sua pontuação de 8,0 no IMDb. Por outro lado, o RT considerou o programa como mais do mesmo gênero e sem grandes inovações, atribuindo-lhe apenas 34% de aprovação.
Hospital New Amsterdam está indisponível em streamings no momento
Divulgação/Gshow
13. Bônus: Nurse Jackie (2009 – 2015)
O ambiente hospitalar já é caótico por si só, e com uma enfermeira com uma vida conturbada, a coisa tem potencial para ser ainda pior. Apesar disso, Jackie é a enfermeira mais dedicada do hospital, mesmo sendo viciada em drogas e tendo alguns problemas pessoais. Com sete temporadas, a obra teve aprovação geral de 81% no RT. Além disso, Nurse Jackie recebeu nota 7,8 no IMDb. No elenco, encontramos Edie Falco (Família Soprano), Merritt Wever (Sinais), Paul Schulze (Rambo IV) e Dominic Fumusa (O Relatório). A série, no entanto, está fora do streaming brasileiro.
Nurse Jackie é uma séries que abordas os problemas pessoais da ótima enfermeira Jackie
Reprodução/IMDb
14. Bônus: M*A*S*H (1972 – 1983)
M*A*S*H é mais uma série que traz uma proposta diferente ao gênero. A produção é ambientada durante a Guerra da Coreia, e acompanha uma unidade de soldados responsáveis pelos cuidados médicos na base hospitalar móvel do exército americano. Apesar do ambiente tenso, perigoso e nada agradável, conhecemos uma equipe simpática e disposta a tornar qualquer situação não só suportável, como até mesmo divertida e descontraída em meio ao caos dos feridos.
A sitcom de Larry Gelbart (Tootsie) arrecadou nada menos que 14 prêmios Emmy ao longo de suas 11 temporadas. Estrelada pelos veteranos Alan Alda (As Quatro Estações do Ano), Wayne Rogers (House Calls), Loretta Swit (Whoops – Apocalipse Já!) e Jamie Farr (Quem não Corre, Voa), o programa é avaliado com 8,5 no IMDb e aprovado por 92% dos críticos no RT. Também está fora do streaming brasileiro.
M*A*S*H é uma sitcom dos anos 70 que inova no gênero das séries de médico
Divulgação/IMDb
15. Bônus: Scrubs (2001 – 2010)
Aqui, encontramos mais uma comédia disposta a tornar um hospital fictício da Califórnia palco de situações divertidas e inusitadas. Na trama, acompanhamos a adaptação dos novos médicos John “J.D.” Dorian (Zach Braff), Chris Turk (Donald Faison) e Elliot Reid (Sarah Chalke), que além de trabalharem agora em um hospital nada convencional, terão que lidar com pacientes nada usuais, o que torna tudo imprevisível. Felizmente, eles serão acompanhados por alguns residentes de longo prazo que mostrarão como lidar com as surpresas que os aguardam.
Bill Lawrence (Ted Lasso) é o criador por trás de Scrubs. A série angariou dois prêmios Emmys durante as nove temporadas, estreladas por Zach Braff (Hora de Voltar), Donald Faison (As Patricinhas de Beverly Hills), Sarah Chalke (A Teoria do Caos) e John C. McGinley (Caçadores de Emoção). O programa foi avaliado pelo público do IMDb com 8,4, uma nota que converge com a opinião dos especialistas do tomatômetro que concederam 83% de aprovação. Por ora, está indisponível no Brasil.
Scrubs foi um dos primeiros seriados de Ryan Reynolds
Divulgação/IMDb
Com informações de Rotten Tomatoes, JustWatch, IMDb e Collider.
🎥 Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Saiba Mais
Initial plugin text
r










