15 doramas de ficção científica que não devem nada aos filmes de Hollywood

Produções vindas do Japão e Coreia do Sul não dispensam temas como ufologia, alta tecnologia e viagens no tempo em seus enredos; conheça as principais obras que se destacam no gênero Os doramas de ficção científica também fazem sucesso em streamings como Netflix, Rakuten Viki e Kocowa. O gênero conhecido por explorar os avanços da tecnologia é frequentemente associado à filmes e séries estadunidenses. No entanto, seriados do Japão e Coreia do Sul tem abordado temas ligados ao sci-fi, como ufologia, alta tecnologia, robótica e viagens no tempo em seus enredos. É graças a títulos como O Mar da Tranquilidade (2021), Alice in Borderland (2020) e O Mito de Sísifo (2021) que as produções asiáticas estão mostrando que não devem nada às obras hollywoodianas similares.
Se você quer assistir à produções que mostram alta tecnologia e temáticas científicas, confira a seguir uma lista do TechTudo com os 15 principais doramas dedicados à ficção científica. Em cada dica, estão presentes informações sobre elenco, enredo e repercussão no IMDb, My Drama List e Rotten Tomatoes.
🎬 10 melhores doramas da TvN para assistir online
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Black Knight é um dos exemplos de dorama distópico produzido pela Netflix
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo, você vai encontrar os seguintes doramas de ficção científica:
Yonder (2020)
Alice in Borderland (2020)
O Mar da Tranquilidade (2021)
Eu Não Sou Um Robô (2017)
O Mito de Sísifo (2021)
Alice (2020)
Meu Amor das Estrelas (2013)
SF8 (2020)
365: Repita o Ano (2020)
Você Também é Humano? (2018)
Black Knight (2023)
Dr. Brain (2021)
Parasyte: The Grey (2024)
Anomalia (2022)
Memórias de Alhambra (2019)
1. Yonder (2020)
Disponível no Paramount+, o K-drama Yonder mistura vida após a morte e realidade virtual com romance. No enredo, ambientado no ano de 2040, um homem viúvo ainda não esqueceu sua esposa, que morreu vítima de câncer. Inesperadamente, ele recebe mensagens da mulher vindas do “yonder”, uma região desconhecida do espaço-tempo onde eles podem se reencontrar pela última vez. Fazem parte do elenco Shin Ha-kyun (Mr. Vingança), Han Ji-min (Amor e Outros Dramas), Lee Jung-eun (Parasita) e Jung Jin-young (Me and Me). Yonder tem nota 6,6 no IMDb e 7,5 no My Drama List.
Um viúvo recebe uma mensagem de sua antiga esposa o chamando para uma nova realidade chamada Yonder
Divulgação/Paramount+
2. Alice in Borderland (2020)
Já conhecida entre os dorameiros assinantes da Netflix, Alice in Borderland se tornou uma das principais séries japonesas de sci-fi da plataforma vermelha. O J-drama adapta o mangá homônimo escrito e desenhado por Haro Aso. A história se passa em uma realidade alternativa de Tóquio, onde o trio de amigos gamers Ryohei Arisu, Karube e Chota são teletransportados para participarem de um outro tipo de jogo. Nesse novo ambiente, cada erro nessa competição será fatal, e eles farão de tudo para retornar ao Japão normal com vida.
Estão no cast Kento Yamazaki (Golden Kamuy), Tao Tsuchiya (Matching), Nijirō Murakami (Tokyo Revengers), Ayaka Miyoshi (Lutadora Implacável) e Dori Sakurada (Café e Baunilha). Entre a crítica especializada, o show tem aprovação de 85% no Rotten Tomatoes. Já entre o público, as médias são de 7,7 no IMDb e 8,8 no MDL.
Alice in Borderland: veja sinopse, elenco e trailer da 2ª temporada
Foto: Reprodução/Netflix
3. O Mar da Tranquilidade (2021)
Além de ser a região lunar que recebeu a primeira missão espacial na década de 1960, O Mar da Tranquilidade é também um K-drama de mistério e suspense que explora as viagens pelo universo. A trama é protagonizada por uma equipe de astronautas sul-coreanos que investiga uma substância misteriosa identificada por um grupo anterior. Só que esses agentes espaciais morreram durante a missão. Cabe a nova equipe identificar não só essa substância, como também as causas do acidente.
O elenco principal é formado por Bae Doona (O Hospedeiro), Gong Yoo (Round 6), Lee Joon (Meu Pai é Estranho), Kim Sun-young (Dream Palace), entre outros. As notas do público ficaram em 6,9 no IMDb e 8,1 no My Drama List. Já no RT, a aprovação da crítica é de 75%. Está disponível na Netflix.
O Mar Da Tranquilidade tem Doona Bae como uma das protagonistas
Divulgação/IMDb
4. Eu Não Sou Um Robô (2017)
O termo “amor robótico” não soa tão pejorativo quando se trata do K-drama Eu Não Sou Um Robô. A trama acompanha Kim Min-kyu, um jovem e bem-sucedido executivo de uma empresa de tecnologia. Uma característica peculiar do rapaz é sua alergia aos seres humanos, algo que faz ele viver isolado. No entanto, Hong Baek-kyun (Um Ki-joon), o cientista de sua empresa, cria um robô feminino chamado Aji 3 para ser avaliado por Kim. Quando o protótipo é danificado, Baek–kyun manda em seu lugar a colega cientista e ex-namorada Jo Ji-ah (Soo-bin), que serviu de modelo para o robô. Ao ver Ji-ah pela primeira vez, Kim se apaixona pela jovem sem saber da verdade.
Toda a comédia e romance sci-fi da série é conduzida pelo trio de atores principais Yoo Seung-ho (Meu Estranho Herói), Chae Soo-bin (Onde as Estrelas Pousam) e Um Ki-joon (O Réu). O título tem nota 8 no IMDb e 8,4 no MDL. Está disponível na Max (antiga HBO Max).
Uma mulher finger ser um robô para engatar um romance
Divulgação/Prime Video
5. O Mito de Sísifo (2021)
Drama, romance, mistério e muita ação estão reunidos na série O Mito de Sísifo. Han Tae-sul (Seung-woo) é um brilhante cientista e CEO de uma empresa de tecnologia que há anos vive amargurado pela morte do irmão. Seu comportamento indiferente e arrogante muda quando ele conhece Kang Seo-hae (Shin-hye), uma mulher atraente e letal que diz ter vindo do futuro para o salvar de um desastre mundial iminente. Ao descobrir a verdade pela viajante temporal, o cientista acredita que seu irmão possa estar vivo.
Fazem parte do cast Cho Seung-woo (Stranger), Park Shin-hye (Médicos em Colapso), Chae Jong-hyeop (Diva à Deriva) e Jung Hye-in (Rugal). As médias são de 7,8 no MDL e 7 no IMDb. Está disponível na Netflix.
Um engenheiro e uma mulher vinda do futuro enfrentam um problema tecnológico apocalíptico
Reprodução/The Movie Database
6. Alice (2020)
O enredo dessa trama está localizado no futuro, em 2050. É nesse ano que a humanidade viaja no tempo graças a uma organização chamada Alice. Quando a empresa descobre uma profecia que anuncia o fim das viagens temporais, ela manda a dupla You Min Hyuk (Si-yang[) e Yoon Tae Yi (Hee-sun) para o ano de 1992 para investigar a lenda. Mas Tae Yi prefere ficar no passado após descobrir que está grávida de um menino. Décadas se passam e Jin Gyeom (Won), filho de Tae Yi, tenta descobrir quem assassinou sua mãe. O mistério fica ainda mais confuso quando o jovem dá de cara com uma mulher bastante parecida com Tae Yi.
A produção sul-coreana é estrelada por Kim Hee-sun (Amanhã), Joo Won (Good Doctor), Kwak Si-yang (Céu Vermelho), Lee Da-in (Minha Vida de Ouro), e mais. Disponível no Rakuten Viki, o dorama tem nota 7,1 no IMDB e 7.4 no My Drama List.
Um detetive descobre a existência de viajantes do tempo quando investiga um assassinato
Reprodução/The Movie Database
7. Meu Amor das Estrelas (2013)
Romance interplanetário é o tema de Meu Amor das Estrelas, k-drama que pode ser visto tanto no Max como no Rakuten Viki. A produção é protagonizada por um alienígena que vive há 400 anos na Terra com o nome de Do Min-joon (Soo-hyun). Ele não vê a hora de voltar para casa, o que poderá ocorrer daqui a três meses. Mas justamente nesse período ele se apaixona por Chun Song-Yi (Jun Ji-hyun), uma famosa atriz de comportamento complicado.
O dorama é estrelado por Jun Ji Hyun (A Lenda do Mar Azul), Kim Soo Hyun (Rainha das Lágrimas) e Park Hae Jin (Queijo na Armadilha). Vale lembrar que Meu Amor das Estrelas fez tanto sucesso que rendeu um remake tailandês de mesmo nome, no momento indisponível no Brasil. As avaliações são de 8,2 no IMDb e 7,8 no MDL.
Um extraterrestre que está na Terra há 400 anos se apaixona a poucos meses de volta para casa
Divulgação/Prime Video
8. SF8 (2020)
Vista como o “Black Mirror da Coréia do Sul” pela imprensa do país asiático, SF8 é uma antologia de ficção científica que, assim como seu equivalente britânico, narra as consequências que os avanços da tecnologia são capazes de fazer nas relações humanas. A cada capítulo acompanhamos pessoas comuns em busca de uma sociedade perfeita mediada pela tecnologia.
A primeira temporada, que pode ser vista gratuitamente no Kocowa, possui oito episódios dirigidos por cineastas sul-coreanos proeminentes, como Jang Cheol-soo (Servir ao Povo), Ahn Gooc-jin (A Fábrica de Fake News), Roh Deok (Reportagem Exclusiva), Min Kyu-dong (O Traidor), entre outros. Já no elenco, estão presentes Lee Yoo Young (Bom), Lee Si Young (Sem Misericórdia), Kim Bo Ra (Sky Castle), Lee Yeon Hee (Miss Korea), entre outros. As médias são de 6,4 no IMDb e 6,9 no MDL.
SF8 segue um contexto mais amplo sobre os avanços da humanidade em simultâneo ao crescimento da tecnologia
Divulgação/Kocowa
9. 365: Repita o Ano (2020)
O tema da viagem temporal ainda se mantêm em vigor na Coreia do Sul com 365: Repita o Ano, disponível no Rakuten Viki e Kocowa. Essa é uma adaptação do romance japonês Repeat, escrito por Kurumi Inui. No universo da série, dez pessoas em todo o planeta tem a habilidade de retornar ao passado dentro do período de um ano. O protagonista da história é Ji Hyung-joo, um detetive veterano que investiga uma série de alterações temporais sofridas com outros viajantes como ele.
Nam Ji Hyun (As Três Irmãs), Lee Joon Hyuk (Vigilante), Kim Ji Soo (Onde as Estrelas Pousam) e Ryu Tae-ho (Memórias de um Assassino) são alguns dos nomes do elenco principal. O K-drama tem nota 8,5 no MDL e 7,9 no IMDb.
365: Repita o Ano é baseado no romance japonês Repeat, de Kurumi Inui
Reprodução/The Movie Database
10. Você é Humano Também? (2018)
Disponível tanto na Netflix como no Rakuten Viki, Você é Humano Também? acompanha a vida de Nam Shin III, um robô criado pela cientista Laura Oh após seu filho ser brutalmente agredido a ponto de ficar em coma. Laura cria o androide para que ele substitua seu filho biológico caso este venha a falecer. Ela só não esperava que o modelo criasse um conflito familiar, pois outras pessoas querem tirar Nam Shin da lista de herdeiros custe o que custar.
O elenco principal é composto por Seo Kang-joon (Terceira Vez é a Certa), Gong Seung-yeon (Equipe de Emergência), Lee Joon-hyuk (Vigilante), Park Hwan-hee (Os Casamenteiros), e mais. As médias são de 8,2 no MDL e 7,9 no IMDb.
Um robô é criado para substituir o herdeiro de uma família rica da Coreia do Sul
Divulgação/Netflix
11. Black Knight (2023)
O K-drama pós-apocalíptico criado pelo diretor Cho Ui-seok (Golden Slumber) se baseia no webtoon (quadrinhos criados para a Internet) do autor Lee Yun-kyun. Em um futuro indeterminado, a Terra sucumbiu a um desastre ambiental que deixou o planeta árido, quase infértil e com o ar tóxico. Nesse clima de devastação, pessoas são segredadas em ambientes insalubres ou abastados, dependendo de sua influência. Em meio ao caos, vive o entregador 5-8 (Woo-bin), um ex-refugiado encarregado da missão insalubre de transportar recursos valiosos para pessoas mais pobres.
Black Knight foi um dos maiores investimentos da Netflix em sci-fi no ano passado, usando a mesma equipe de efeitos especiais de Mar da Tranquilidade (2021). Fazem parte do elenco Kim Woo-bin (Amor e Outros Dramas), Song Seung-heon (Obsessed), Kim Eui-sung (Invasão Zumbi) e Jin Kyung (O Veterano). Entre o público e crítica, o título conseguiu 69% de aprovação no Rotten Tomatoes, mais a nota 6,4 no IMDb e 8,1 no MDL.
No mundo de Black Knight, há os entregadores, pessoas responsáveis por distribuir mantimentos básicos, como comida e oxigênio
Divulgação/Netflix
12. Dr. Brain (2021)
O saudoso astro sul-coreano Lee Sun-kyun (Parasita), morto em dezembro do ano passado, estrela o K-drama da Apple TV+ Dr. Brain. Sun-kyun interpreta Sewon, um neurocirurgião habilidoso que enfrenta o drama de ter perdido sua esposa e filho em um acidente misterioso. Destinado a saber o que de fato aconteceu, o cientista cria um aparelho que recebe “sincronizações cerebrais” dos familiares mortos.
A trama é baseada na webtoon homônima de Hongjacga. Também fazem parte do elenco Lee Yoo-young (O Traidor), Park Hee-soon (A Herdeira), Seo Ji-hye (Pousando no Amor) e Joo Min-kyung (Clube das Mães). Dr. Brain possui nota 6,7 no IMDb, 7,9 no MDL e aprovação de 80% no Rotten Tomatoes.
Dr. Brain é uma série sul-coreana protagonizada por Lee Sun-Kyun, morto no ano passado
Divulgação/Apple TV+
13. Parasyte: The Grey (2024)
Exclusivo da Netflix, Parasyte: The Grey é um K-drama baseado no mangá japonês de Hitoshi Iwaaki. Formas de vida alienígena invadem o planeta e passam a parasitar humanos para ganhar poder. A disseminação se torna uma ameaça à vida na Terra, fazendo com que um grupo de sobreviventes trave uma guerra contra esses parasitas para mostrar quem manda. No meio desse conflito, está Jeong Su-in (So-nee), uma jovem que consegue coexistir com o parasita invasor de seu corpo.
O seriado é dirigido por Yeon Sang-ho (Invasão Zumbi) e estrelado por Jeon So-nee (Nossa Juventude Florescente), Koo Kyo-hwan (Kill Bookson), Lee Jung-hyun (Invasão Zumbi 2: Península) e Kwon Hae-hyo (A Deusa do Casamento). A adaptação rendeu nota 7,2 no IMDb, 8,4 no MDL e aprovação de 100% no Rotten Tomatoes.
Parasyte: The Grey foi uma das grandes apostas da Netflix nesse ano dentro do gênero de K-drama
Divulgação/Netflix
14. Anomalia (2022)
Mais voltado ao humor nonsense, Anomalia é um k-drama um tanto peculiar ideal para quem quer enriquecer o vocabulário aprendendo alguns palavrões sul-coreanos. Yeo-been interpreta Hong Ji Hyo, uma jovem cujo namorado desapareceu há 10 dias. Ela acredita na possibilidade dele ter sido sequestrado por extraterrestres. Por isso, Ji Hyo pede ajuda a Heo Bo Ra (Nana), uma ufóloga desbocada. Juntas, as duas descobrem que o desaparecimento do namorado de Ji Hyo é apenas um de vários casos estranhos em toda a Coreia do Sul
A comédia bizarra é protagonizada por Jeon Yeo-been (A Teia), Im “Nana” Jin-ah (Os Vigaristas) e Lee Dong-hwi (A Criada). O título conseguiu média 6,1 no IMDb e nota 7,4 no MDL. Está disponível na Netflix.
Uma jovem busca a ajuda de uma ufóloga para reencontrar seu namorado sequestrado por aliens
Reprodução/The Movie Database
15. Memórias de Alhambra (2019)
A cidade amuralhada de Alhambra, na Espanha, é o cenário paradisíaco do K-drama Memórias de Alhambra, inserido no catálogo da Netflix. Na trama, o CEO Yoo Jin-woo (Bin) é convocado para encontrar na Espanha o desenvolvedor de games Jung Se-joo (Park Chan-yeol), criador de um jogo de realidade virtual que viajou para Alhambra para se inspirar em um de seus projetos.
No entanto, Jin-woo conhece Jung Hee-joo (Shin-hye), irmã do desenvolvedor. Mesmo sendo completamente diferentes, uma relação amorosa surge entre os dois. O romance tecnológico é conduzido pelos atores Hyun Bin (Pousando no Amor) e Park Shin-hye (Os Herdeiros). O K-drama tem nota 7,7 no IMDb e 8 no MDL.
O CEO de uma empresa de jogos se apaixona pela irmã de um colega de trabalho seu na Espanha
Reprodução/The Movie Database
Com informações de IMDb (1, 2, 3), My Drama List (1, 2), Rotten Tomatoes (1, 2, 3)
🎥O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero
O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero
Mais do TechTudo
f
Initial plugin text

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas