Com o sucesso dessas obras, encontrá-las no streaming não é nenhum “bug” mental. Por isso o TechTudo elencou 12 longas presentes no Amazon Prime Video, Max (antigo HBO Max) e Disney+ para assistir e travar sua mente com quantidades absurdas de extravagância. Lembrando que, em cada dica, há informações sobre enredo, elenco e repercussão das obras citadas. Veja, a seguir.
A trama de 2001 já começa confundindo o espectador com o surgimento de um monolito preto no meio de uma comunidade de primatas hominídeos, para depois disso essa mesma estrutura misteriosa aparecer, milhões de anos depois, em Júpiter. A nave Discovery é mandada para o planeta com uma equipe de astronautas. No entanto, toda a tripulação é prejudicada por HAL-9000, a inteligência artificial responsável por gerir o funcionamento da nave.
Um dos trabalhos mais celebrados do diretor Stanley Kubrick (Laranja Mecânica) é inspirado no romance homônimo de Arthur C. Clarke. Disponível no Max, a obra conta com o elenco de Keir Dullea (Hunters), Gary Lockwood (Jornada nas Estrelas), William Sylvester (O Céu Pode Esperar), Daniel Richter (O Revolucionário) e Douglas Rain (2010: O Ano em que Faremos Contato). Vale lembrar que as avaliações são de 8,3 no IMDb e 92% no Rotten Tomatoes.
Entre o público, o longa conquistou nota 7,3 no IMDb; já no Rotten, a aprovação foi de apenas 69% entre a crítica. A ação “vai e volta” de Nolan está disponível no Max e Prime Video. Estão no elenco John David Washington (Amsterdam), Robert Pattinson (Batman), Kenneth Branagh (Assassinato no Expresso Oriente) e Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia 3).
O independente Cores do Destino é pouco conhecido entre os fãs em comparação aos demais filmes da lista, mas não deixa de surpreender o público com uma história incomum e experimental. O drama sci-fi do diretor Shane Carruth, que atua no filme junto com Amy Seimetz (The Killing), mostra um casal que passou por um procedimento científico totalmente devastador em suas identidades. Disponível no Cindie, plataforma especializada em filmes independentes, Cores do Destino apresenta nota de 6,5 no IMDb e aprovação de 87% no RT.
Viagens e crimes temporais são os temas apresentados em O Predestinado, suspense de ficção científica do Max com Ethan Hawke (O Mundo Depois de Nós), Sarah Snook (Succession) e Noah Taylor (Peaky Blinders) nos papéis principais. Hawke interpreta um homem que finge ser bartender, mas na verdade é um agente temporal. Seu dever é viajar pelo tempo e impedir que certos crimes aconteçam. Prestes a encerrar sua carreira, ele dedica seus últimos dias de função para capturar um criminoso fugitivo. As médias de O Predestinado são de 7,4 no IMDb e aprovação de 85% no Rotten Tomatoes.
Considerado o “2001 da União Soviética”, Solaris é uma viagem visual tão impactante quanto a obra de Stanley Kubrick. Assim como o filme americano, a obra russa é uma adaptação de um romance de ficção científica; nesse caso, Solaris, do polonês Stanisław Lem. No enredo, um planeta chamado Solaris esconde um mistério indecifrável que atrai o psicólogo Kris Kelvin. Todos os astronautas que lá chegaram sucumbiram à loucura. Resta a Kelvin descobrir o que há de tão perigoso (e fascinante) em Solaris para despertar esse problema.
Dirigido por Darren Aronofsky (Noé) e disponível no Disney+, Fonte da Vida é uma viagem temporal cheia de fantasia e reflexões sobre a existência que tem como protagonistas Hugh Jackman (Deadpool vs Wolverine) e Rachel Weisz (A Favorita). Jackman interpreta Tomas Creo, um homem dividido em três vidas pelas eras: a primeira se passa durante as grandes navegações do século XVI; na segunda, Creo é um astronauta do século XXVI que está em busca de um cura para a doença da esposa. Por mais distantes que estejam, essas duas linhas do tempo serão conectadas por uma terceira, totalmente esclarecedora sobre os mistérios do universo. As notas são de 7,2 no IMDb e 53% de aprovação no RT.
A viagem temporal e espacial de Interestelar é conhecida como uma das obras mais importantes do diretor Christopher Nolan (Batman: Cavaleiro das Trevas). Além dos cenários futurísticos, o filme ainda conta com o peso de Matthew McConaughey (Clube de Compras em Dallas), Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), Jessica Chastain (O Enfermeiro da Noite), Timothée Chalamet (Duna), Michael Caine (Despedida em Grande Estilo), entre outros. O título está disponível no HBO Max e Amazon Prime Video.
No futuro, uma praga ameaça a existência humana na Terra. Vendo a possibilidade da mudança da população para outro planeta, o professor Brand (Michael Caine), que trabalha na NASA, investiga um buraco de minhoca que pode ser um portal para novos planetas habitáveis. Enquanto isso, o piloto Copper (McConaughey) precisa deixar sua família na Terra para embarcar na exploração. Interestelar possui nota 8,7 no IMDb e aprovação de 73% no Rotten Tomatoes (Certificado Fresco).
Corroído pelo ódio, Joel quer fazer o mesmo tratamento, mas aos poucos ele se convence de que esquecer seu verdadeiro amor não é a melhor solução. O título de Michel Gondry (A Espuma dos Dias) ainda tem Kate Winslet (Titanic), Kirsten Dunst (Guerra Civil), Elijah Wood (trilogia Senhor dos Anéis) e Mark Ruffalo (Pobres Criaturas) no elenco. As médias são de 92% no Rotten Tomatoes e 8,3 no IMDb.










