Os filmes de “bangue-bangues” e aventuras do velho oeste ainda estão vivos graças aos clássicos que continuam a surpreender o público; saiba onde assistir ao gênero no streaming Os filmes de faroeste, ou bangue-bangue para os fãs, nunca morreram no cinema dado o impacto de clássicos como Três Homens em Conflito (1966), Os Sete Magníficos (1960), Django (1966) e Era Uma Vez no Oeste (1968) na sétima arte. São produções realizadas nos Estados Unidos e Itália que trazem o melhor do subgênero, com tramas dramáticas ou aventureiras que não dispensam o tiroteio, as corridas de cavalo, os diálogos marcantes e arcos de vingança que influenciam outras obras até hoje. Felizmente, longas clássicos como estes estão disponíveis em plataformas como Amazon Prime Video, Oldflix, Looke e Apple TV+.
Pensando nisso, o TechTudo reuniu principais obras clássicas para conhecer ou relembrar o gênero western. Para cada dica, há informações sobre enredo, elenco e notas do IMDb e Rotten Tomatoes. Veja, a seguir, os itens.
🎬10 filmes de faroeste na Netflix que você deveria assistir ao menos uma vez
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Sete Homens e Um Destino é considerado um dos grandes marcos do faroeste americano
Reprodução/The Movie Database
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Confira a seguir os grandes destaques do faroeste que são lembrados até hoje.
Três Homens em Conflito (1966)
Os Sete Magníficos (1960)
Silverado (1985)
Onde Os Homens São Homens (1971)
Por Um Punhado de Dólares (1964)
Era Uma Vez no Oeste (1968)
A Marca da Lealdade (1958)
Django (1966)
O Tesouro de Sierra Madre (1948)
Por Uns Dólares a Mais (1965)
Onde Começa o Inferno (1958)
Josey Wales: O Fora da Lei (1976)
1. Três Homens em Conflito (1966)
Três Homens em Conflito é um marco do “faroeste espaguete” realizado na Itália (daí a alcunha). Foi também um dos trabalhos que alavancou a fama do ator e diretor Clint Eastwood (Menina de Ouro). Este clássico do cinema está disponível no Looke, Oldflix e MGM+ (via Amazon Prime Video). Eli Wallach (O Poderoso Chefão) e Lee Van Cleef (Fuga de Nova Iorque) estão no elenco. Na visão do público, o longa tem nota 8,0 no IMDb. Já entre a crítica, a aprovação é de 97% no Rotten Tomatoes.
A trama se passa durante a Guerra de Secessão nos Estados Unidos (1861 – 1865), momento em que um pistoleiro sem nome faz aliança com um ladrão e um caçador de recompensas para encontrar uma fortuna de 200 mil dólares perdida no velho oeste. A união, porém, está fadada ao fracasso, pois nenhum dos três quer dividir o dinheiro.
Três Homens em Conflito ficou marcado pela cena de impasse mexicano entre os três protagonistas
Reprodução/IMDb
2. Sete Homens e Um Destino (1960)
Considerado um dos melhores remakes do cinema, ainda que muitos não saibam disso, Sete Homens e Um Destino é uma versão western do épico japonês Os Sete Samurais (1954), de Akira Kurosawa. Disponível no MGM+ (via Prime Video), a versão hollywoodiana tem na direção John Sturges (Fugindo do Inferno) e o elenco de Yul Brynner (O Rei e Eu), Steve McQueen (Papillon), Charles Bronson, Eli Wallach, Robert Vaughn (O Agente da U.N.C.L.E.) e Horst Buchholz (Fanny).
Curiosamente, Sete Homens teve um remake em 2016, também disponível na plataforma. Na trama, uma pequena aldeia mexicana é atacada constantemente por um grupo fora-da-lei. Cansados dessa opressão, os moradores contratam um grupo de sete pistoleiros para proteger sua região dos malfeitores. Mais do garantir a segurança armada, a equipe treina os habitantes para que estes nunca mais sejam assediados. As notas são de 7,7 no IMDb e aprovação de 89% no Rotten Tomatoes.
Sete Homens e um Destino é considerado não só um clássico do faroeste, como também do cinema
Reprodução/The Movie Database
3. Silverado (1985)
O longa estrelado por Kevin Kline (Um Peixe Chamado Wanda), Scott Glenn (Cowboy do Asfalto), Danny Glover (Máquina Mortífera) e Kevin Costner está no filão de clássicos do faroeste no acervo da Netflix. Com direção de Lawrence Kasdan (O Turista Acidental), Silverado conquistou nota 7,2 no IMDb, aprovação de 78% no Rotten Tomatoes e duas indicações ao Oscar em 1986, nas categorias de Melhor Som e Trilha Sonora Original.
Emmett (Glenn) é um cowboy que inesperadamente monta um quarteto de pistoleiros, formado por pessoas que ele foi conhecendo no decorrer de suas viagens. O grupo viaja até a cidade de Silverado, onde eles acreditam ter uma grande fortuna. Porém, o local é controlado pelo fazendeiro rico Ethan McKendrick (Ray Baker) e o xerife corrupto Cobb (Brian Dennehy), duas pessoas com quem os homens de Emmett tem desavenças pessoais.
Western dos anos 1980 tem no elenco Kevin Kline, Scott Glenn, Danny Glover e Kevin Costner
Reprodução/IMDb
4. Onde Os Homens São Homens (1971)
Baseado na novela McCabe, de Edmund Naughton, Onde Os Homens São Homens é um drama western com direção de Robert Altman (M*A*S*H) e protagonizado por Warren Beatty (Dick Tracy), Julie Christie (Doutor Jivago), René Auberjonois (Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine) e William Devane (Cowboys do Espaço). Está no catálogo do Oldflix, Looke e NetMovies. As notas são de 7,6 no IMDb e 85% no Rotten Tomatoes.
O jogador de cartas John McCabe (Beatty) chega em uma pequena cidade mineira do velho oeste disposto a inaugurar o primeiro bordel da região. O empreendimento chama atenção de Constance Miller (Christie), uma experiente cafetina que propõe para McCabe a gerência do bordel em troca de uma parte dos lucros. No entanto, o maior desafio da dupla são as investidas de uma corporação que pode prejudicar o novo negócio.
Longa do diretor Robert Altman acompanha a união de um empresário e de uma cafetina na construção de um bordel
Reprodução/The Movie Database
5. Por Um Punhado de Dólares (1964)
O primeiro filme que alavancou a carreira de Clint Eastwood em todo o mundo foi Por Um Punhado de Dólares, obra do já citado Sergio Leone que ainda tem no elenco Marianne Koch (Clint, O Solitário), Gian Maria Volonté (Sacco e Vanzetti), W. Lukschy (A Mulher dos Meus Sonhos) e Margarita Lozano. O longa está no catálogo do Netmovies (gratuito com anúncios) e no Looke e Oldflix. Tem nota 7,9 no IMDb e aprovação de 98% no Rotten Tomatoes.
Baseado livremente em Yojimbo, filme de Akira Kurosawa lançado em 1961, a trama é centrada Joe, o Homem Sem Nome (Eastwood), um pistoleiro rude e de poucas palavras que chega numa cidade dividida, pois famílias rivais (e criminosas) Baxter e Rojo comandam a região com violência. Se aproveitando dessa rivalidade, Joe usa de seus serviços como pistoleiro para as duas famílias, pensando apenas no dinheiro e não nas consequências dessa briga crônica.
Por Um Punhado de Dólares é o grande destaque de Clint Eastwood nos cinemas
Reprodução/The Movie Database
6. Era Uma Vez no Oeste (1968)
Mais um clássico do “faroeste espaguete” da lista é Era Uma Vez no Oeste, obra de Sergio Leone que reuniu os astros americanos Henry Fonda (As Vinhas da Ira), Charles Bronson (Desejo de Matar), Jason Robards (Magnólia) e Woody Strode (Os Profissionais) numa história criada pelos cineastas Dario Argento (Suspiria de 1977) e Bernardo Bertolucci (Os Sonhadores). O longa está nas locadoras da Amazon Prime Video, Apple TV+ e Google Play Filmes.
O fazendeiro Brett McBain (Frank Wolff) é assassinado junto com sua família pelo pistoleiro Frank (Henry Fonda). O criminoso foi contratado por um magnata ferroviário que tinha interesse nas terras de McBain. Mas o morto tinha uma outra esposa chamada Jill (Claudia Cardinale), que agora precisa da ajuda de um pistoleiro misterioso chamado “Harmonica” (Bronson) para defender a propriedade recém-herdada. O longa tem nota 8,5 no IMDb e aprovação de 96% no Rotten Tomatoes.
Clássico do western tem direção de Sergio Leone e conta com Henry Fonda e Charles Bronson no elenco
Reprodução/The Movie Database
7. Um Homem Chamado Cavalo (1970)
Richard Harris, o primeiro Dumbledore da franquia Harry Potter, é a estrela da produção ítalo-americana Um Homem Chamado Cavalo. A obra é uma versão cinematográfica do diretor Elliot Silverstein (Dívida de Sangue) para o conto da escritora Dorothy M. Johnson. O longa está no catálogo do Netmovies (gratuito com anúncios), Looke e Oldflix e ainda conta com Judith Anderson (Rebecca, a Mulher Inesquecível), Jean Gascon (Cordélia), Manu Tupou (O Troco) e Corinna Tsopei (Capricho) no elenco principal.
No ano de 1825, o aristocrata inglês John Morgan (Harris) é capturado por indígenas do povo sioux durante uma viagem à América. O que começa como uma situação de horror se transforma numa oportunidade para Morgan aprender sobre os costumes, tradições e o ponto de vista dos nativos americanos sobre a colonização europeia nos EUA. As médias são de 6,8 no IMDb e aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.
Em Um Homem Chamado Cavalo, um britânico se alia aos indígenas sioux e se integra aos seus costumes
Reprodução/The Movie Database
8. Django (1966)
Muitos conhecem o longa Django Livre, do diretor americano Quentin Tarantino, mas quem é cinéfilo de carteirinha e ainda não assistiu Django de 1966 precisa vê-lo o quanto antes. A obra do diretor Sergio Corbucci (O Vingador Silencioso) é um faroeste espaguete sombrio protagonizado por Franco Nero (Cartas Para Julieta), que ainda contracena ao lado de Loredana Nusciak (Um Homem, Um Revólver, Uma Vingança), Gino Pernice (Adultério à Italiana), Ángel Álvarez (O Carrasco), entre outros.
Disponível no Looke, Oldflix e NetMovies, a trama é centrada no personagem título, um homem corroído pela morte da esposa e por um sentimento crescente de vingança. Django viaja carregando um caixão, cujo conteúdo é um mistério. Ao parar em um pequeno vilarejo na fronteira entre os EUA e o México, o protagonista enfrenta a tirania de dois grupos rivais, liderados por um major americano e um general mexicano igualmente sádicos. As notas são de 7,2 no IMDb e 94% no Rotten Tomatoes.
Um pistoleiro errante chamado Django perambula pelo velho oeste ao lado de um caixão
Reprodução/The Movie Database
9. O Tesouro de Sierra Madre (1948)
Os fãs de filmes em preto e branco irão gostar de O Tesouro de Sierra Madre, trabalho do diretor John Huston (Chinatown) inspirado no romance homônimo de B. Traven. O longa está no catálogo do Oldflix e é estrelado por Humphrey Bogart (Casablanca), Walter Huston (Almas em Fúria), Tim Holt (No Campo Inimigo) e Bruce Bennett (Tarzan, Defensor da Selva). Entre o público e crítica, o filme tem nota de 8,2 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Dobbs (Bogart) e Curtin (Holt) são dois americanos falidos que tentam ganhar a vida em trabalhos insalubres México. Após sofrerem um golpe de um ex-contratante, a dupla resolve seguir os conselhos de um experiente minerador chamado Howard (Huston), que os incentiva a investir em minérios para se dar bem. Quando eles descobrem um tesouro escondido, cresce entre eles uma ganância que pode estragar a amizade.
Três americanos se arriscam para saquear ouro no México
Reprodução/The Movie Database
10. Por Uns Dólares a Mais (1965)
Após o sucesso de Por Um Punhado de Dólares, a parceria entre Clint Eastwood e Sergio Leone rendeu mais um longa, Por Uns Dólares a Mais. No enredo, Eastwood interpreta Monco, um pistoleiro que busca a recompensa pela captura de um criminoso perverso chamado El Índio. Mas ele deve atuar junto com outro caçador de recompensas, o coronel Douglas Mortimer, que deixa a rivalidade de lado para pôr fim nos crimes sanguinários de El Índio.
A atração está no catálogo do Looke, Oldflix e NetMovies. Lee Van Cleef, Gian Maria Volonté, Luigi Pistilli (A Morte Anda a Cavalo), Klaus Kinski (Nosferatu – O Vampiro da Noite) e Joseph Egger (O Lago Encantado) fazem parte do elenco. As notas do longa são de 8,2 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes.
Por Uns Dólares a Mais é o segundo filme de Clint Eastwood com o diretor Sergio Leone
Reprodução/The Movie Database
11. Onde Começa o Inferno (1958)
O ícone do faroeste americano John Wayne (Rastros de Ódio) é um dos atrativos de Onde Começa o Inferno, western dirigido por Howard Hawks (Levada da Breca) que está nas locadoras do Amazon Prime Video e Apple TV+. Além de Wayne, integram o elenco os cantores Ricky Nelson e Dean Martin, além de Angie Dickinson (Vestida Para Matar) e Walter Brennan (A Última Fronteira). As médias são de 8 no IMDb e aprovação de 96% no Rotten Tomatoes.
Após prender o pistoleiro Joe Burdette (Claude Akins) por assassinato, o xerife John Chance (Wayne) é ameaçado por Nathan (John Russell), irmão mais novo do preso que promete tirá-lo da prisão. Para impedir que isso aconteça, Chance convoca os esforços do beberrão Dude (Martin), de um esquisito chamado Stumpy (Brennan) e do precoce pistoleiro Colorado Ryan (Ricky Nelson).
Onde Começa o Inferno é estrelado pelo veterano John Wayne e Ricky Nelson, galã adolescente da década de 1950
Reprodução/The Movie Database
12. Josey Wales: O Fora da Lei (1976)
Já experiente no mundo do cinema, Clint Eastwood decidiu ser mais que ator na década de 1970, dirigindo alguns filmes do qual é protagonista. Um deles é Josey Wales: O Fora da Lei, que está para aluguel no Prime Video e Apple TV+. O título ainda conta com Paula Trueman (Dirty Dancing), Bill McKinney (Bronco Billy), Sondra Locke (Impacto Fulminante), Dan George (Vingança do Além), e mais. As médias são de 7,1 no IMDb e 91% no Rotten Tomatoes.
A trama se passa durante a Guerra de Secessão dos Estados Unidos, que ocorreu entre 1861 e 1865. O protagonista é Josey Wales (Eastwood), um fazendeiro que assiste a morte de sua esposa e filhos pelo exército da União, formado por estados abolicionistas e pró-separação dos EUA. Revoltado, Wales passa a integrar o exército Confederado, formado por defensores da escravidão e da separação territorial, como forma de se vingar de seus desafetos.
Josey Wales: O Fora da Lei é um dos filmes dirigidos e estrelados por Clint Eastwood nos anos 1970
Reprodução/The Movie Database
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes, Vulture, Entertainment Weekly e Collider
🎥 Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Saiba mais
Initial plugin text










